top of page

CIA CÊNICA

 

São Paulo / SP

BRASIL

  A necessidade de realizar trabalhos que fogem às regras representa um norte em nossas pesquisas, com o objetivo de resgatar o jogo teatral mais puro e mais simples. Essa é a premissa que origina os projetos da Cia Cênica, o teatro sem palavras.

 

  Abordamos temáticas universais onde a palavra não interfere no sentido da história. A pesquisa de espetáculos sem palavras permite o entendimento do que está acontecendo pelas ações, as quais são cuidadosamente escolhidas para que sempre estejam expressando algo dentro de uma circunstância, com lógica, sensibilidade e humor, fazendo com que o significado independa da cultura ou da língua falada.

 

  Estamos focados no desenvolvimento de projetos com originalidade, um próprio modo de expressar um teatro que respeita o pensamento sobre o trabalho do ator como elemento propulsor no processo criativo, dando importância à concepção de companhia teatral, mantendo-a como organismo vivo, onde o ritmo está traçado pelos projetos e pesquisa de cada ator, mantendo o grupo como núcleo autossuficiente.

 

  A experiência transformou os trabalhos em uma pesquisa artística que estimula a manifestação cultural e, inevitavelmente, favorece o desenvolvimento intelectual da sociedade para a racionalidade cognitiva.

 

  As ações proporcionam a compreensão particular de toda a história através da visão individual, e este é o resultado de um trabalho minucioso que procura, dentro da arte cênica, contemplar a viagem imaginária através da ação.

 

  Por se tratar de teatro sem palavras, no qual a comunicação se dá unicamente através de ações, oferece a oportunidade de:

 

  • Inclusão social por meio da capacidade de envolver pessoas portadoras de necessidades especiais (surdos);

  • Promover a comunicação entre diferentes níveis sociais através de uma apresentação livre de idiomas (universal: cultural e social).

  • Valorizar a diversidade cultural evidenciando o respeito à natureza e praticando a sustentabilidade em seu mundo;

  • Incentivar o comportamento ético por meio do exercício de reflexão dos espectadores sobre a atitude das personagens nos espetáculos.

 

  Do ponto de vista social, é um desafio que transpõe as barreiras da inclusão, levando teatro para quem quer teatro e não o tem, por dificuldade de entendimento; estamos falando de pessoas com dificuldade auditiva, onde a palavra não significa nada para eles, e sim as expressões, os símbolos,  o que nos qualifica, tratando-se de um teatro onde a comunicação se dá pelas ações. Vimos-nos diante de uma questão social na qual nos enquadramos por princípios ideológicos.

 

  A CIA CÊNICA adota o princípio de igualdade cultural associado à qualidade, o que conduz ao resultado positivo de todo um processo complexo explorando a linguagem das ações.

 

 

CIA CÊNICA

Alex Capelossa, pesquisador na linguagem da ‘ação como expressão’; o teatro sem palavras.

 

 

SHAMASH

SOLIDÃO a DOIS

MENINA SOLDADO

CRUSOÉ

HOMEM em MARTE

bottom of page